Lucre mais com um bezerro gordo: o que oferecer do parto até os 8 meses.

Início > Blog

Você sabe quais são os passos para lucrar mais com um bezerro gordo? Uma boa margem de lucro para a sua propriedade depende de um bezerro gordo, seja qual for seu objetivo de venda.

Prepare as matrizes antes da monta:

O seu foco para lucrar mais com um bezerro gordo, deve começar ainda na reprodução, pois, vacas mais preparadas fisicamente conseguem melhor desemprenho não apenas na taxa de prenhez, mas produzem um bezerro gordo que pode chegar até 210 kg já desmamado.

No início do planejamento da sua estação de monta, selecione as matrizes que estão com escore corporal adequada para serem fecundadas. Visto que, quando a vaca está abaixo ou muito acima do peso, o objetivo de gerar um bezerro gordo não acontece.

Após feita a seleção do escore corporal, comece um plano alimentar que dará nutrição para a vaca. Além de um pasto volumoso e com boa qualidade, ofereça uma ração que repõe macro e microelementos minerais, pois, isso aumenta as chances de uma gestação tranquila.

Manejo da virginiamicina

Este aditivo melhorador de desemprenho é um aliado da produtividade e da reprodução bovina. Além de aprimorar a absorção de todos os nutrientes consumidos no pasto e no cocho, a virginiamicina também reduz as taxas de retenção de placenta e distocia bovina.

O manejo deste aditivo é muito simples, basta adicioná-lo na ração própria para vaca de cria e acompanhar de perto o consumo. Um dos vários pontos positivos é sobre o uso de 60 dias antes da estação de monta.

Segundo a Phibro Animal Health Corporation, as vacas que consomem virginiamicina nesse período antes da monta apresentam um melhor status energético. Isso significa uma maior taxa de prenhez no rebanho.

O que oferecer para o bezerro no nascimento?

Aqui é imprescindível que se ofereça o colostro bovino logo no nascimento do bezerro. Esse líquido é considerado a primeira vacina do bezerro, devido ao poder de imunização e proteção de doenças. Por isso, deve estar entre as prioridades nas primeiras horas de vida.

Deixar sempre o bezerro com a mãe nas primeiras 24 horas pós-parto, permite que a absorção dos anticorpos do colostro seja favorecida.

Uma dica: NÃO ofereça nada antes do colostro, que deve ser o primeiro alimento que o bovino consumirá na vida. E sobre a hidratação, deixe água à vontade em um balde que deve ser trocada diariamente.

Depois do colostro, a alimentação dos bezerros precisa ter como base o leite, alimento concentrado, feno e capim. Sendo que a forrageira oferecida deve estar sempre fresca e ser de qualidade.

A partir da segunda semana de vida

O oferecimento destes alimentos poderá ser mais volumoso e intensificado nessa fase. Mas, NÃO ofereça silagem antes dos três meses ou qualquer outro alimento que possa ser fermentado.

Na oitava semana de vida do bezerro

Em muitas propriedades a desmama começa a partir da oitava semana de vida do bezerro, o qual existem diversos métodos. O melhor de todos é aquele que evita ao máximo o estresse pela separação entre matriz e cria.

Assim, a partir da desmama, o foco da engorda é no cocho e na base de pasto. Mas, como os animais da fase de cria são menores e menos pesados que os bovinos adultos, o alcance até o cocho fica desigual.

Para resolver este problema, o indicado é utilizar a técnica de Creep Feeding, que nada mais é um espaço cercado para alimentação exclusiva de bezerros e entrada restrita a animais maiores, onde apenas animais pequenos conseguem entrar. Neste lugar, eles conseguem se alimentar direito e ainda têm acesso a uma ração exclusiva para essa fase.

Além disso, o sal mineral deve ser oferecido a partir da desmama, sendo uma nutrição fundamental para essa primeira fase. Também é claro a ração, que não pode ser a mesma que você oferece para a fase de recria e para a terminação. Cada fase demanda uma alimentação diferente para atender as necessidades nutricionais e de engorda.

Você já conhecia esses cuidados para lucrar mais com um bezerro gordo e aplicava em sua propriedade? A Schemaq é sua parceira do bem-estar animal e na redução de trabalho para você produtor, otimizando seu trabalho com implementos que facilitam a sua rotina.

Entre em contato conosco para saber mais!

FONTE: Embrapa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Nós respeitamos a sua privacidade

Usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência em nosso site.

Orçamento