Como armazenar e distribuir a sua silagem da forma correta

Início > Blog

Manter os animais no pasto durante todo o ano não é a melhor estratégia, principalmente quando falamos sobre produção de bovinos para leite e corte.

Durante as épocas mais secas do ano as vacas podem sofrer em muito com o estresse térmico e a baixa qualidade das pastagens só irá reduzir ainda mais a sua média diária de produção. 

Por isso, a grande maioria dos produtores bovinos optam pelo uso da silagem. Que além de oferecer uma ótima estratégia para as estações de seca, possui uma alto valor nutricional e é considerada um dos componentes mais importantes na alimentação de ruminantes no Brasil. 

Mas esse alimento requer uma série de cuidados relacionados ao seu armazenamento e distribuição.      Antes de ser fornecida aos animais a silagem passa por um processo de fermentação que ocorre sem a presença do ar, dentro de silos apropriados, o processo de retirada do alimento é chamado de desensilagem. 

A grande preocupação durante esse processo é a deterioração que a silagem sofre na presença do ar, que pode gerar ao produtor uma perda muito grande do alimento, diminuindo a sua qualidade e gerando descarte.

Essa deteriorização é causada por dois principais fatores: A quantidade retirada diariamente e a maneira como ela é retirada.

Para ocorrer da forma correta, deve-se evitar ao máximo o manuseio da silagem que está no interior do silo, retirando apenas uma camada uniforme da parte frontal para atender ao número de cabeças previamente definido. 

Recomenda-se a retirada de uma fatia mínima de 15 cm diários no painel do silo, visando reduzir essas perdas após cada abertura do silo.

O implemento ideal para te ajudar a realizar esse processo é o Schemix 1.5, desensilador vertical da Schemaq. 

Com o auxílio desse implemento você consegue realizar o processo de desensilagem da forma correta, com rapidez e precisão. Evitando assim perdas na qualidade do alimento e prejuízos na receita da sua propriedade.

 Conte com a Schemaq para garantir a produtividade da sua propriedade!

Quer saber mais sobre o Schemix? Clique aqui!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Nós respeitamos a sua privacidade

Usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência em nosso site.

Orçamento