Produtor certificado: como se tornar um?

Início > Blog

Ser um produtor certificado garante aos criadores de aves e suínos a conformidade com algumas normas específicas de criação, que lhes permite atender a clientes engajados com questões de sustentabilidade e bem-estar animal.

Uma das principais vantagens para o produtor certificado está na possibilidade de vender o seu produto a um preço mais elevado. Pois, o público consumidor desses produtos tende a ter disposição de arcar com esse custo um pouco maior. Além disso, contribui com a adequação de todo o sistema produtivo sustentável que é uma forte tendência futura. Para isso, a propriedade deve seguir a risca normas de biosseguridade, além de alguns critérios e protocolos específicos de cada certificação. Cabe ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), credenciar, acompanhar e fiscalizar os organismos de certificação, que mediante prévia habilitação do MAPA, conceberá a certificação da produção orgânica.

As certificações internacionais:

São regularizadas pela IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements), um órgão que congrega os diversos movimentos relacionados à agricultura orgânica fora do país. São realizadas por ele todas as fiscalizações e auditorias que conferem ao produtor a certificação necessária para a exportação de produtos orgânicos.

As certificações nacionais:

O mercado nacional também possui uma alta procura por produtos vindos de animais com um processo de criação diferenciado. Para que o produtor obtenha essa certificação é necessário fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, que irá realizar as verificações necessárias.

Você pode conferir mais detalhes sobre essas certificações clicando aqui.

A diferenciação destes produtos ocorre principalmente por suas qualidades físicas, garantidas pela ausência de agrotóxicos e adubos químicos, por exemplo, que estão diretamente relacionadas à forma como esses produtos são produzidos.

Para conhecer implementos que podem te ajudar a trazer qualidade e eficiência na sua produção, clique aqui!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Nós respeitamos a sua privacidade

Usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência em nosso site.

Orçamento