A importância da aplicação de corretivos e fertilizantes na agricultura.

Início > Blog

O principal objetivo da aplicação de corretivos e fertilizantes é melhorar as características químicas do solo, principalmente quanto à disponibilidade de nutrientes às plantas, que são convertidos em ganho de produtividade.

A correção do solo é uma etapa do sistema de produção que é realizada devido ao caráter ácido presente na maioria dos solos brasileiros. A determinação do nível de acidez é feita por meio da análise do solo utilizando como critério o índice de pH.

O calcário é o principal insumo agrícola utilizado para a correção da acidez do solo. Ao distribuir e incorporar o calcário, ocorrerão reações químicas de neutralização da acidez. Com o solo corrigido aproveita-se melhor os fertilizantes aplicados. Além disso, o solo corrigido adquire melhor condição ao aprofundamento de raízes, aproveitando o armazenamento de água que ocorre em camadas mais profundas, o que pode garantir o sucesso da lavoura em anos em que houver baixo índice pluviométrico.

Juntamente com os corretivos, os fertilizantes e adubos são insumos de extrema importância para utilização na agricultura, estando relacionados diretamente com o aumento da produtividade, pois sua deficiência ou aplicação em excesso levam a prejuízos econômicos.

Fertilizantes ou adubos são produtos de origem mineral ou orgânica, sintéticos ou naturais, que possuem a capacidade de fornecer um ou mais nutrientes às plantas. Os mesmos possuem características de natureza química e física que interferem diretamente em sua distribuição e eficiência de liberação de nutrientes.

O uso dos dejetos de animais para adubação das culturas agrícolas é uma estratégia fundamental para aumento de produtividade e sustentabilidade ambiental destas regiões, dando destino adequado a estes resíduos da produção animal. Mais do que uma fonte alternativa de nutrientes, os dejetos de animais podem reduzir o custo de produção na agricultura ao substituir os fertilizantes minerais, contribuindo também para a sustentabilidade econômica das propriedades rurais.

O Distribuidor de sólidos SCHEMAQ é um implemento completo cuja função é dosar e distribuir produtos sólidos orgânicos ou químicos em forma de grânulos, ou pó na medida certa. Seu modo de distribuição de área total e mecanismo centrifugo permitem maior rendimento operacional, devido à maior faixa de aplicação.

Seus discos distribuidores são em aço inox, sendo mais resistente à abrasão e corrosão causadas pelos produtos orgânicos ou químicos acrescentando grande durabilidade e vida útil ao equipamento.

Confira os principais benefícios do uso da adubação orgânica com um distribuidor de Sólidos SCHEMAQ:

● Melhora da qualidade do solo: a adubação orgânica aumenta a capacidade do solo em reter nutrientes e água, favorecendo o desenvolvimento das raízes e das plantas como um todo;

● Fornecimento de nutrientes: os materiais orgânicos utilizados na adubação, como esterco, composto orgânico e restos de culturas, são ricos em nutrientes essenciais para o crescimento das plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio;

● Aumento da biodiversidade: a adubação orgânica promove a atividade de microrganismos benéficos no solo, que ajudam a decompor a matéria orgânica e fornecer nutrientes às plantas;

● Redução da poluição: ao utilizar materiais orgânicos como adubo, evita-se o uso de produtos químicos sintéticos, que podem poluir o solo e os recursos hídricos;

● Sustentabilidade: a adubação orgânica é uma prática sustentável, que contribui para a preservação do meio ambiente e para a produção de alimentos saudáveis e nutritivos.

Em resumo, a adubação orgânica é uma alternativa natural e saudável para enriquecer o solo e aumentar a produtividade agrícola, com diversos benefícios ambientais e sociais.

A Schemaq é sua parceira da agricultura e na redução de trabalho para você produtor, otimizando seu trabalho com implementos que facilitam a sua rotina.
Conheça os nossos produtos, clicando aqui.
Fonte: Senar

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Nós respeitamos a sua privacidade

Usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência em nosso site.

Orçamento